O primeiro dia do XIII Congresso do COSEMS/PE reuniu mais de uma centena de secretários e mais de 450 técnicos nesta terça-feira (11.04) no Hotel Portal de Gravatá, no agreste do Estado. No total, o evento conta com 579 inscritos. Durante todo o dia, foram apresentados os 37 trabalhos mais pontuados na 5ª Mostra Pernambuco Aqui Tem SUS. Na próxima quinta-feira (13), dia do encerramento, os quatro primeiros colocadas serão anunciados.

Wilames Freire, presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), recebeu a Medalha do Mérito Rui Pereira, a mais alta honraria concedida pelo COSEMS-PE
Wilames Freire, presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), recebeu a Medalha do Mérito Rui Pereira, a mais alta honraria concedida pelo COSEMS-PE (Foto: Allan Barros)

A cerimônia de abertura do Congresso lotou o auditório, que ouviu atento as falas em referência à força do SUS. Entre elas, a do presidente do COSEMS-PE, Artur Belarmino; da secretária de Saúde do Estado de Pernambuco, Zilda Cavalcanti; do superintendente estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho; dos deputados Mário Ricardo e José Patriota, entre outras autoridades.

HOMENAGEM

Na ocasião, Wilames Freire, presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), recebeu a Medalha do Mérito Rui Pereira, a mais alta honraria concedida pelo COSEMS-PE em reconhecimento aos que contribuem com a saúde pública e, consequentemente, com o fortalecimento do SUS.

Ainda nesta terça-feira ocorreu a reunião da Comissão Intergestores Bipartite – CIB/PE, quando foram elaboradas ações importantes para o fortalecimento da saúde pública nos municípios, com a presença de secretários e equipes técnicas de todo o Estado, capitaneados pelo presidente Artur Belarmino, e pela secretária Zilda Cavalcanti. A programação segue até esta quinta-feira (13), com oficinas, seminários e mesas de debate.