Na tarde da última terça-feira (28), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco-COSEMS PE realizou Seminário sobre Política Nacional de Atenção Especializada. Na ocasião, foi abordada a Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES), Mais Especialidades Ambulatorial.
“É muito importante esse tipo de discussão e de troca para que possamos aplicar, ampliar e qualificar o atendimento à população”, comentou o presidente do COSMES PE, Artur Belarmino, em suas palavras de abertura do encontro.
Na ocasião do seminário, que aconteceu na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, prédio do SERPRO, estiveram presentes secretários municipais de saúde, diretoria executiva e ampliada, técnicos representantes de secretários municipais de saúde e assessores técnicos. “O COSEMS-PE realizou esse encontro para que os municípios tomem conhecimento do programa, saibam como aderi-lo e se planejem para realizar o plano de ação até a implementação”, contou Gessyanne Paulino, Assessora Técnica do COSEMS-PE, que fez apresentação no seminário.
O fluxo, para aderir ao programa, segue um passo a passo, sendo ele: 1. adesão do município; 2. envio do plano de ação (municipal, estadual ou regional); 3. Ministério da Saúde aprova o plano; 4. estados e municípios realizam editais de credenciamento para serviços públicos privados; 5. Pacientes passam a ser encaminhados para os serviços; 6. Ministério da Saúde repassa os recursos.
“Diante isso, a hora agora é de fazer contato direto com os gestores para incentivarmos a adesão dos municípios. Em seguida, identificarmos os atores estratégicos em cada regional ou macro e somente, então, definiremos as estratégias para elaboração”, finalizou Artur.
PMAE
O PMAE – Programa Mais Acesso a Especialistas, visa ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde – AES com o intuito de tornar o acesso do paciente aos exames especializados e às consultas o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pela Equipe de Saúde da Família – ESF.
O programa, que pertence ao Ministério da saúde, garante recursos para as secretarias estaduais e municipais de saúde e para o Distrito Federal – DF. O intuito é ampliar a quantidade de consultas especializadas e exames diagnósticos, inclusive, para aumentar a participação da rede complementar (setor privado), ao mesmo tempo que melhora a forma como o paciente é encaminhado a partir da atenção primária e como é realizado