Evento que aconteceu em Pesqueira encerrou com a Plenária ampliada da Diretoria do COSEMS-PE e o Monitoramento das cirurgias eletivas e PEFAP
Na manhã desta terça-feira (30), foi concluído o 74º Encontro do Conselho das Secretarias Estaduais de Saúde (COSEMS-PE), no Hotel Cruzeiro, no Centro da cidade de Pesqueira, Agreste Pernambucano e contou com a presença de gestores municipais de saúde aonde puderam debater e analisar temas importantes como o monitoramento das cirurgias eletivas e a Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária (PEFAP).
“Foi um encontro onde discutimos importantes pautas e saímos renovados numa perspectiva de continuar construindo um SUS forte, equânime, integral e mais acessível”, Artur Belarmino, presidente do COSEMS-PE.
As discussões foram iniciadas com os dados de Monitoramento das cirurgias eletivas, onde foi feito um levantamento e análise da execução financeira dos municípios. Em seguida, a pauta foi a Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária (PEFAP), que foi instituída pela Secretaria Estadual de Saúde, com o objetivo de investir recursos na Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios, garantindo a continuidade do repasse através da avaliação de indicadores.
Para Elídio Moura, vice-presidente do COSEMS-PE, a participação dos gestores e técnicos foi primordial para que pudessem enxergar toda a produção realizada em 2024, pelo Governo do Estado e pelos municípios. “Ficou evidente a potencialidade de execução dos municípios, garantindo a interiorização dos procedimentos e facilitando o acesso aos usuários”, destacou Elídio reforçando o monitoramento das cirurgias eletivas.
“Nos reunimos para elaborar uma proposta de melhorias e ajustes para os municípios. Agora, vamos aguardar que Secretaria de Saúde – SES, nos faça a proposta financeira para termos mais condições de desenvolver o trabalho de atenção primária junto com os municípios”, contou Gessyane Paulino, assessora técnica do COSEMS-PE.
Para Dr. José Edson, assessor técnico do COSEMS-PE, que esteve presente no encontro, esse momento foi crucial para a ampliação da discussão da PEFAP. “Pudemos ampliar a discussão do PEFAP juntamente com os municípios. Isso já vinha sendo feito, no âmbito estadual, entre SES-PE e COSEMS-PE, mas precisámos de uma oportunidade como essa para que os municípios compreendam o que precisa ser feito nesse sentido”, comentou.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Terra Nova e assessora técnica do COSEMS-PE, Samara Callou, foi bastante importante esses dois dias de encontro. “Foram discussões muito relevantes e importantes para o nosso dia a dia. Foi uma oportunidade de trocar conhecimento e nos fortalecer para dar continuidade aos trabalhos, fazendo mais e melhor pela população”, registrou.