A semana começou com reunião e alinhamento. A Diretoria Ampliada do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), esteve na sede do órgão para discutir temas como as Diretrizes Organizativas e de Gestão do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária no Estado de Pernambuco; o Monitoramento das cirurgias eletivas; o Plano de Ação da Saúde Digital; o Programa QUALIFAR 2024; o Dia “S” Sarampo e Rubéola – Busca ativa dia 06 de novembro 2024; entre outros.
“Esses encontros são importantes para nos mantermos em dia com os gargalos e problemas de cada município. Assim, podemos compartilhar ações e encontrar soluções que garantam a melhor qualidade na assistência à saúde, para a população, em todo o estado”, comenta Artur Belarmino, presidente do COSEMS-PE.
No encontro, a pauta da Saúde Digital, que já tem datas dos encontros definidos, foi destacada pelo assessor técnico do COSEMS-PE e integrante do GT Tripartite de Saúde Digital, Severino Catão. Além disso, distribuição dos medicamentos e insumos dos componentes Básico e Estratégico da Assistência Farmacêutica para o Município, também foi uma temática discutida. O Qualificar SUS, programa que tem como meta habilitar todos os municípios brasileiros até 2027, garantindo o acesso integral e equitativo aos serviços farmacêuticos e o fortalecimento dos pilares do SUS, foi outro assunto discutido. Próximo do final da reunião, foi feito o convite para o 2º Dia “S” 2024, Sarampo e Rubéola – busca ativa, que vai acontecer dia 06 de novembro e tem por objetivo mobilizar e sensibilizar as equipes de saúde e gestores para busca ativa de casos suspeitos de Sarampo e Rubéola em todo o território nacional.
Para encerrar, a Programação do 75º Encontro COSEMS-PE, que vai acontecer nos dias 03 e 04 de dezembro, em Garanhuns, no agreste pernambucano, foi lançada. No primeiro dia, além da abertura, os participantes poderão conferir apresentação do “Avanço do SUS municipal nas Regiões” e reunião da CIB/PE. Já no segundo dia ocorrerá a Assembleia Geral Ordinária – AGO com prestação de contas, Plano Anual de Atividades 2025 e homologação de substituições de representantes; e Agendas inconclusivas e Perspectivas para 2025: PMAE, além de momentos de discussões, que antecederão o encerramento do encontro.