Estão abertas as inscrições das experiências exitosas dos municípios pernambucanos na 4ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS, evento que fará parte da programação do próximo Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, agendado para os dias 3, 4 e 5 de maio (alterado para de 10 a 12 de maio de 2022), no município de Gravatá. Os interessados devem acessar o link http://mostra.conasems.org.br/ a partir desta segunda-feira (14) até as 23h59 do dia 3 de abril (prorrogado para 10 de abril de 2022). Dez experiências serão inscritas na 17ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, evento que está na programação do XXXVI Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. 

A 4ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS tem o objetivo de estimular o intercâmbio de trabalhos bem sucedidos na gestão local do Sistema Único de Saúde – SUS e promover reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde, assim como incentivar os municípios que procuram soluções inovadoras no sentido do fortalecimento do SUS. Também objetiva dar visibilidade às práticas de saúde no âmbito municipal, segundo a realidade dos territórios, difundir a participação e atuação das atividades desenvolvidas pelo COSEMS-PE em apoio às gestões municipais e fomentar a saúde como direito segundo os princípios e diretrizes do SUS. As inscrições comportam duas modalidades, descritas no edital anexado a esta matéria. 

As experiências submetidas à seleção não necessitam ser inéditas, mas devem ter sido efetivamente implementadas e ser consideradas bem-sucedidas no sentido de estar contribuindo para a gestão do SUS e para a garantia do direito à saúde da população, não sendo possível, portanto, a submissão de experiência que ainda não tenha sido colocada em prática (projeto) ou que não esteja vigente. As experiências selecionadas para serem apresentadas na 4ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS serão divulgadas no site do COSEMS-PE no dia 11 de abril. 

As 4 experiências da Modalidade 1 com melhores pontuações receberão, cada uma, um prêmio do COSEMS-PE no valor de R$2.500,00 para o autor principal ou representante indicado pelo grupo de autores descritos na ficha de inscrição.

Confira o edital na íntegra: