
O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco realizou, nos dias 10 e 11 de dezembro, o seu Planejamento 2026, em encontros presenciais conduzidos pelo presidente Gutemberg Ferreira e pela vice-presidenta Mãe Fátima. Representando o COSEMS-PE, participaram Sócrates Bezerra, secretário de saúde de Ibirajuba e Sérgio Pereira, secretário de saúde de Barra de Guabiraba.
O primeiro dia de atividades, realizado na quarta-feira (10), teve início às 10h, com acolhimento institucional e apresentação da proposta de planejamento para o próximo ano. Ao longo da manhã, foram discutidos informes relacionados à 11ª Conferência Estadual de Saúde, ao Grupo de Trabalho responsável pela atualização do Regimento Interno, à oficina de orçamento destinada aos conselheiros de saúde e às adequações exigidas pela Casa Civil no modelo de relatório de atividades externas do CES/PE.
Ainda durante o período da manhã, o Conselho apresentou as principais ações desenvolvidas em 2025, seguidas de um amplo debate avaliativo sobre os avanços e desafios do biênio 2023–2025 e as perspectivas para o ciclo 2025–2027.
A programação seguiu no turno da tarde com a avaliação do Planejamento 2025 e a apresentação das ações do CES/PE no Plano Estadual de Saúde (PES) 2024–2027 e na Programação Anual de Saúde (PAS) 2026, ressaltando o alinhamento entre planejamento, execução e monitoramento das políticas de saúde. A jornada foi encerrada com o debate das ações previstas no PES e na PAS, além da apresentação e discussão do Planejamento Orçamentário Anual da Saúde (POAS) 2026.
Na quinta-feira (11), os conselheiros retomaram a programação com a análise das justificativas de ausência e a realização de uma oficina de planejamento utilizando o método FOFA (Matriz SWOT), direcionada à avaliação e reorganização das comissões temáticas do Conselho. No turno da tarde, foram discutidas e definidas as políticas que orientarão os trabalhos das comissões em 2026, bem como a metodologia das reuniões plenárias, reforçando a importância da participação social, do controle social e do fortalecimento dos mecanismos de gestão democrática no SUS.
A participação do COSEMS-PE reforça o compromisso dos gestores municipais com o controle social e com a construção de agendas pactuadas que contribuam para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde em Pernambuco. O Conselho segue avançando na consolidação de um planejamento participativo, integrado e alinhado às necessidades da população.