Na última terça-feira (29), no Centro de Convenções, aconteceu o 8º Congresso Pernambucano de Municípios, evento realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Nesse segundo dia de evento, o Conselho de Secretarias Municipais de Pernambuco (COSEMS-PE) esteve presente na Mesa Temática sobre Saúde Digital: Oportunidades e desafios.

A  sala contou uma conversa com técnicos, prefeitos e gestores tanto da saúde quanto de diversas outras pastas que contribuíram para a discursão do tema da Saúde Digital.

“É fundamental que avancemos juntos, com responsabilidade e inovação, para garantir que a saúde digital seja um direito de todos, e não um privilégio de poucos”, comentou Francisco de Assis, Consultor Técnico em Saúde Digital do COSEMS-PE, que esteve presente representando o conselho. Na oportunidade, Assis apresentou a visão sobre o tema a nível municipal, abordando as dificuldades dos gestores e os benefícios sobre toda transformação digital do SUS, tanto para tomada de decisão pelos gestores quanto para o cidadão,  que terá um atendimento mais personalizado ao seu problema de saúde.

A sala 2, onde aconteceu a mesa temática Saúde Digital: Oportunidades e Desafios foi composta por:

– Luiz Ary Messina: Coordenador da Rede Universitária de Telemedicina

– Francisco Primo: Consultor Técnico em Saúde Digital do COSEMS PE

– Claudinalli Farias – Professora da UPE

– Dulcineide Oliveira – Especialista em Saúde Digital

e contou com a moderação de Orlando Jorge de Andrade Lima – Prefeito de Limoeiro.

O congresso da Amupe aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, com o tema “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação”, e é uma oportunidade na qual se reúnem gestores de todas as esferas para  debater e trocar ideias em prol de melhorias públicas mais inclusivas.