Na manhã desta terça-feira (26), o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), José Edson de Sousa, foi um dos componentes da mesa de abertura do Seminário de Qualificação do Desempenho na APS, uma realização do Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e com o COSEMS-PE que está acontecendo no Mar Hotel Conventions, no Recife.

O evento, que está se realizando nos períodos da manhã e da tarde, teve como objetivo promover um espaço institucional de debate entre as três esferas que fazem a gestão da Atenção Primária a partir dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. O presidente do COSEMS-PE ressaltou, em seu discurso,  a importância da Atenção Primária à Saúde no processo de regionalização bem como o envolvimento dos três entes federativos em seu financiamento em discussões e debates como o Seminário presente. Participaram, também, da Mesa de Abertura, o secretário executivo de Gestão Estratégica e Participativa da SES-PE, Humberto Antunes, a superintendente estadual do MS, Ana Cerqueira, a superintendente da APS no Estado de Pernambuco, Maria Francisca de Carvalho, o diretor executivo do FNS, Dárcio Guedes, e a diretora substituta do Departamento de Promoção da Saúde do MS, Fabiana Azevedo.

A programação aborda temáticas como as ferramentas de apoio à gestão do Fundo Nacional de Saúde (FNS), o modelo de financiamento da APS e sua organização na ampliação da cobertura vacinal da população, no acompanhamento de pessoas com doenças crônicas e na oferta de cuidado cuidado às mulheres.