Na manhã desta terça-feira (24), foi realizada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco – SES/PE, a reunião mensal da Comissão Intergestora Bipartite – CIB. O encontro contou com representantes da saúde de todo o estado, seguindo um formato híbrido (entre participantes presencial, na sede da SES-PE, e outros on-line).
A reunião começou com a fala de abertura da Secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, e seguiu discutindo os pontos da pauta, entre eles: a pactuação dos 04 Mapas de Saúde Macrorregionais, do novo Regimento CIR e CT/CIR, do monitoramento das cirurgias eletivas, apresentação do novo desenho da rede materno infantil, entre outros. O panorama epidemiológico do Oropouche, em Pernambuco, também teve atualização, para os presentes.
Para Elídio Moura, vice-presidente do COSEMS-PE, que esteve na reunião representando o COSEMS-PE, esses encontros são fundamentais para os municípios. “Através dessas reuniões podemos colocar as demandas e os status em dias. E com a parceria junto à secretaria de saúde do estado, podemos garantir os alinhamentos com cada um dos municípios. Assim fortalecemos o trabalho da saúde pública”, comentou.
Outros assuntos discutidos foram: “Saúde e Bem Viver: Cuidado integral para a Saúde Mental” e um grande destaque para a pactuação da “Portaria de incentivo TB (tuberculose)/HIV/IST e hepatites”, para o enfrentamento dessas doenças em todo o estado, uma vez que Pernambuco ocupa o 5º lugar do país na incidência de tuberculose. “Reuniões de pactuação e monitoramento das ações serão realizadas de forma periódica, pelo COSEMS-PE, juntamente aos municípios”, completou Elídio.
Para finalizar, também foi discutida a Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária – PEFAP, com informe sobre a criação de um GT bipartite.
Foto: imagens de arquivo COSEMS-PE (CIB, jun24)