
Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), estiveram presentes na manhã desta sexta-feira (12) a secretária de Saúde de Abreu e Lima, Leidjane Viraes; a secretária de Saúde de Olinda e diretora financeira do COSEMS-PE, Ana Callou; e Dr. Humberto Antunes, integrante do Núcleo de Apoio do Conselho. A comitiva participou da palestra “Uma visão estratégica da saúde no Brasil: pagamento de tributos e expansão da Atenção Especializada”, realizada no auditório da Sudene, no Recife, promovida pelo Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil em parceria com a Sudene e o Conselho dos Secretários Municipais de Recife.
O encontro discutiu a importância do financiamento público para o fortalecimento da Atenção Especializada, destacando que o pagamento de tributos como impostos, taxas e contribuições, uma das principais bases para sustentar as políticas de saúde. Esses recursos integram o orçamento da União, dos estados e municípios, além dos fundos de saúde e das transferências constitucionais e legais, possibilitando investimentos em infraestrutura, custeio dos serviços especializados e financiamento de equipes, equipamentos e procedimentos de maior complexidade. Nesse contexto, foi reforçado que a expansão da Atenção Especializada depende diretamente de investimentos contínuos e de alto custo, fundamentais para ampliar ambulatórios, policlínicas e centros de especialidades, aumentar a oferta de consultas e melhorar o acesso a exames de média e alta complexidade, sempre em articulação com a Atenção Básica e a rede hospitalar.

Durante sua apresentação, o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES/MS), Dr. Mozart Júlio Tabosa Sales, destacou a necessidade de acelerar o acesso da população aos serviços especializados, afirmando que a perspectiva do Ministério é destinar recursos adicionais para consultas, procedimentos e cirurgias que muitas vezes enfrentam longas filas de espera. “Vamos aproveitar para discutir com os secretários municipais e com a sociedade civil a perspectiva de colocar recursos adicionais para o atendimento de consultas especializadas, procedimentos e cirurgias, que às vezes acabam demorando bastante. A ideia é diminuir a espera dentro do programa Agora Tem Especialistas, que é algo novo e precisa ser debatido com profundidade”, afirmou.
Representando o COSEMS-PE, Leidjane Virães, destacou que “a discussão sobre os tributos e os investimentos da atenção especializada são essenciais para estarmos atentos ao fortalecimento do SUS em nosso Estado”.
A diretora Financeira do COSEMS-PE e secretária de saúde de Olinda, Ana Callou reforçou o compromisso dos municípios com o avanço das políticas de Atenção Especializada e a importância da parceria com o Ministério da Saúde. Segundo ela, “é uma alegria, enquanto gestão municipal, estar junto com o Ministério da Saúde. Seguimos reafirmando a parceria. Pernambuco tem esse espírito pioneiro, essa história de vanguarda, e continuamos comprometidos em avançar na qualificação da assistência à população”, pontuou.
O COSEMS-PE segue atuando de forma ativa e colaborativa nas discussões que fortalecem a rede de Atenção Especializada, reafirmando seu compromisso com políticas públicas sustentáveis que ampliem o acesso da população pernambucana aos serviços de saúde.
