Na manhã desta sexta-feira (26/09), o COSEMS-PE esteve presente na cerimônia de acolhimento dos médicos que passam a integrar o Programa Agora Tem Especialistas, uma iniciativa do Ministério da Saúde lançada em 2025, em parceria com Estados e Municípios. O evento ocorreu no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em Recife, e simultaneamente em outras cidades brasileiras.

O programa tem como objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados no SUS, ampliando o acesso da população a consultas, exames e cirurgias em áreas prioritárias. Entre as especialidades médicas definidas estão: oncologia, cardiologia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia, além de outras 20 áreas estratégicas.

Representando o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, a secretária municipal de Saúde de Abreu e Lima e integrante da diretoria do Conselho, Leidjane Virães, destacou a importância da iniciativa para fortalecer o cuidado no SUS em Pernambuco dizendo que “esse programa chega para atender a uma demanda histórica dos municípios: ampliar o acesso da população a serviços especializados. Os novos profissionais irão contribuir para desafogar a rede e dar mais resolutividade à saúde municipal, especialmente em regiões onde o acesso ainda é limitado”, afirmou.

Nesta primeira etapa em Pernambuco, os médicos especialistas atuarão nos municípios de Palmares, Ouricuri e Afogados da Ingazeira. Além disso, foi anunciado um importante investimento em Residências Médicas, com a previsão de 3 mil novas bolsas a partir de 2026, reforçando a formação e provimento de especialistas em todo o país.

O ato contou com a participação do Ministério da Saúde, representado pelo diretor da SGTES, Rodrigo Cariri, e integra o conjunto de ações para garantir mais médicos e médicas especialistas formados para cuidar de todas e todos.