O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) marcou presença na Oficina Regional da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (RENASTT), realizada no Recife nos dias 18 e 19 de novembro de 2025.

O Conselho foi representado por Sócrates Bezerra da Silva, membro da Diretoria do COSEMS-PE e integrante da Comissão de Finanças do Conselho Nacional de Saúde, além das assessoras Camila Sihler (Assessoria Técnica) e Amanda Andrade (Assessoria Jurídica). Sócrates participou das atividades do primeiro dia, dedicado à abertura da mesa inicial de discussão.

Durante a Mesa de Abertura, intitulada “A RENASTT nos territórios: desafios e oportunidades do trabalho em rede intersetorial e participativa”, foram discutidos temas estruturantes para a Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (STT). Destaque para a importância dos processos intersetoriais, o papel da participação social, as resistências territoriais e os desafios contemporâneos das relações produtivas. Nesse contexto, Sócrates Bezerra da Silva destacou: “As Oficinas Regionais para Implementação da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) têm a iniciativa e a estratégia nacional do Ministério da Saúde, por meio da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (RENASTT), com o objetivo de qualificar as ações de vigilância e atenção à saúde nos territórios, promovendo a articulação entre os diversos setores do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

A oficina, promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador, reuniu gestores, pesquisadores e técnicos da Região Nordeste para aprofundar o debate sobre a implementação da nova Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT). A iniciativa é parte de uma estratégia nacional para fortalecer a capacidade do SUS de identificar, notificar e cuidar dos agravos relacionados às atividades laborais, ampliando a proteção à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.

A assessora jurídica do COSEMS-PE, Amanda Andrade, ressaltou a relevância da abordagem adotada pela oficina: “O modelo da oficina tem se mostrado muito interessante, pois ressalta a importância da atuação multidisciplinar para a implantação efetiva da LDRT, contribuindo para a proteção da saúde do trabalhador e, por consequência, da população em geral”, pontuou.

O segundo dia foi dedicado às atividades práticas, nas quais foram aprofundados os usos da LDRT, sua relação com os processos produtivos regionais, bem como a construção coletiva de uma Estratégia de Implementação da LDRT no SUS.

Ao finalizar sua participação no evento, o COSEMS-PE reafirma seu compromisso com o fortalecimento da Saúde do Trabalhador nos municípios, destacando a importância da qualificação das equipes, da vigilância integrada e da construção coletiva de soluções que dialoguem com as realidades locais.