Na manhã desta terça-feira (24), o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), Artur Amorim, participou da mesa de abertura da 3ª Oficina Inter-Regional do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, realizada no Centro de Formação e Lazer dos Servidores Federais, em Recife.
A oficina tem como objetivo promover um alinhamento conceitual sobre auditoria e controle interno do SUS, além de discutir estratégias de integração, como a formação de comitês estaduais do SNA e o desenvolvimento de um plano de ação para 2025. Também estão sendo debatidos o Plano Anual de Auditoria Interna, o Plano Anual de Capacitação e o Manual de Atuação do SNA.
Durante sua participação na solenidade de abertura, Artur Amorim destacou a importância de acelerar os processos de auditoria nos municípios quando solicitados. Ele afirmou: “Precisamos dar celeridade na implantação dos processos quando os municípios solicitarem. O COSEMS-PE se coloca como parceiro nesse processo de mobilização junto aos gestores municipais.” Amorim também propôs incluir o tema em uma mesa de debate no seminário de acolhimento dos gestores no próximo ano.
O Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do Ministério da Saúde promove oficinas inter-regionais com o intuito de debater, alinhar conceitos e aprimorar as práticas de auditoria no SUS, fomentando uma governança colaborativa e eficiente. Em 2024, já foram realizadas três oficinas: a primeira em Fortaleza, a segunda em Belo Horizonte e esta última em Recife, que segue até amanhã (25).
A auditoria do SUS é um instrumento de controle interno que visa auxiliar na gestão pública, analisando a eficácia, eficiência e efetividade das ações e serviços de saúde. O foco é garantir que os serviços prestados estejam em conformidade com os padrões estabelecidos pelo Sistema de Saúde.
Além do COSEMS-PE, o evento contou com a presença de representantes do DENASUS, da Secretaria Municipal de Saúde do Recife, da CASUSPE e da Secretaria Estadual de Saúde, além de representantes dos estados de Roraima, Alagoas, Amapá, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.