Maria Clara Albuquerque
DRT/PE 4916

Na manhã desta segunda-feira (05), aconteceu, a Reunião de Regionalização, com a participação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Ministério da Saúde (MS), dos COSEMS e das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) de Pernambuco e da Bahia. A atividade foi sediada no Hotel Manhathan, em Brasília/DF, como atividade paralela à programação da Conferência Nacional de Saúde e contou com a participação e a coordenação de profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

“O objetivo dessa reunião foi a discussão sobre o projeto de Regionalização das cinco macrorregiões de Saúde do Brasil. Nosso foco é o fortalecimento dos processos de governança, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde em parceria com a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco – Pernambuco e Bahia (Rede PEBA)”, explica o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE), Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima.

O MS foi representado pelo coordenador de Articulação e Apoio à Regionalização Nacional, Gregory Carvalho, o CONASEMS pelo seu presidente, Williams Freire, o COSEMS/PE pelo seu presidente, Orlando Jorge, o COSEMS/BA pela presidente, Stela dos Santos Souza, além de presidentes de outros COSEMS. “Dada a importância da pauta, contar com os representantes das SES/PE e SES/BA, foi uma iniciativa nossa”, diz o presidente do (COSEMS/PE), Orlando Jorge. A SES/PE foi representada pelo Secretário Executivo de Coordenação Geral, Humberto Antunes, enquanto a SES/BA pelo assessor especial Cassio Garcia.