Maria Clara Albuquerque
DRT/PE 4916

A Diretoria Executiva Ampliada do Cosems/PE reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (3), na sede do Conselho, para sua sexta reunião ordinária do ano de 2019. O primeiro ponto de discussão em pauta foi o cofinanciamento bipartite referente às políticas de Assistência Farmacêutica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária (PEFAP) e Hospitais de Pequeno Porte (HPP) cuja negociação dos débitos do Estado aos municípios vem ocorrendo desde o ano de 2013.

Diante da ausência de encaminhamentos e retorno da Secretaria Estadual de Saúde (SES), referente à demanda, nas últimas reuniões, realizadas sem um consenso, a Diretoria Executiva Ampliada do Cosems/PE decidiu, por unanimidade, encaminhar um ofício à SES comunicando o cancelamento da 347ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que aconteceria, na tarde da mesma data, na sede da SES. A Diretoria, também, está providenciando agendamento de uma nova reunião com representantes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para tratar do assunto e, posteriormente, dar continuidade às negociações com a SES/Governo do Estado em conjunto com a representação dos prefeitos.

A reunião da Diretoria Executiva Ampliada seguiu com outros debates ligados a encaminhamentos da última reunião da Câmara Técnica da CIB, a exemplo do Cadastro DigiSUS, do monitoramento da entrega de fitas HGT e glicosímetros pela SES e da 9ª Conferência Estadual de Saúde, cuja menção a respeito da delegação é a de que os municípios estão sendo pouco representados.

Durante o período da tarde, a Diretoria Executiva Ampliada do Cosems/PE dedica-se a um estudo sobre o atual funcionamento das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAE), incluindo a questão do cofinanciamento.