Na tarde desta terça-feira (31), os membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE) reuniram-se, em uma sala web, para mais uma reunião. Após informes sobre articulações do Estado com municípios atingidos pela chuva, foi discutida a pauta da sessão extraordinária referente à atualização dos programas de vacinação em curso.

Representantes do COSEMS-PE e da SES-PE pactuaram o início da primeira dose de reforço da vacina anti Covid-19 para adolescentes e da segunda dose de reforço para adultos de 55 a 59 anos. Segundo a SES-PE, Pernambuco tem 629 mil adolescentes aptos a receber essa dose que deve ser da Pfizer segundo encaminhamento com o Ministério da Saúde. A campanha de vacinação contra a Influenza foi prorrogada por mais 30 dias e a SES-PE reforçou a importância de atualização dos registros tanto para prestação de contas com o Ministério da Saúde quanto para facilitar o processo de reposição.

Os municípios de Jaboatão e Recife deram as últimas atualizações sobre os cuidados nas áreas atingidas pelas chuvas. Jaboatão tem 31 unidades de saúde em comprometimento grave, Recife tem 34. Em decorrência dos desastres, muitas doses de vacinas foram perdidas, assim como outros materiais, inclusive câmaras de armazenamento. A SES-PE orientou o fortalecimento da vacinação, especialmente de Covid, Influenza e Tétano nos locais onde as pessoas que perderam suas casas estão abrigadas. Os municípios que necessitarem de vacinas extras e apoio no armazenamento e fornecimento de materiais devem solicitar à SES-PE.