Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reuniram-se, na tarde da última segunda-feira (31) para mais uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE). A reunião aconteceu em uma sala web e contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre gestores e técnicos.

O Estado informou que Pernambuco está vivendo um processo delicado em seu cenário epidemiológico com aumento de casos na Região Agreste. Para contribuir com o bem-estar dos usuários, foi realizada a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com o acréscimo de 30 e mais 149 concentradores de oxigênio. Uma central emergencial de gás medicinal foi construída, no último sábado (29). Cada município está recebendo assistência de 20 cilindros de oxigênio. Cinco mil e seiscentos metros cúbicos foram consumidos, até o momento, de um total de 30 mil. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez uma visita a Pernambuco e anunciou a distribuição de 148 concentradores de oxigênio para a Região Agreste.

A pauta discutida para pactuação abordou a decisão do Ministério da Saúde de ampliar a faixa etária no processo de vacinação para até 18 anos em ordem decrescente. Para dar celeridade ao processo vacinal em Pernambuco, foi acordada a ampliação da faixa etária para a população de 50 a 59 anos, havendo a orientação de que seja realizado de forma progressiva respeitando a ordem decrescente. A vacinação do grupo por idade acontecerá em paralelo à vacinação dos grupos prioritários que estão sendo vacinados, no momento, havendo atenção para a estatística de que, no grupo com faixa etária entre 50 e 59 anos, apresentam-se a maioria das pessoas que possuem comorbidades, o que acelerará a vacinação deste grupo prioritário. 

Após os próximos 15 dias, o grupo da CIB volta a avaliar a possibilidade de inclusão de novas faixas etárias no processo de vacinação.