Na manhã da última terça-feira (28), os membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE) reuniram-se, em sessão on-line extraordinária para discutir a epidemia de H3N2 no Estado e a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que a epidemia da gripe H3N2 no curso da pandemia Covid-19 tem causado impacto nas unidades de saúde, que têm cumprido lotação de pacientes com casos leves e números de casos graves maior do que o previsto. Pernambuco contabiliza 5 óbitos da doença. A SES pede que os municípios revisem seus planos de contingência pois acha possível ser inevitável a chegada da gripe em todas as regiões do Estado. A previsão é a de que, nos próximos dias, o volume de atendimentos aumente. Também, pediu reforço na vacinação de idosos, crianças e trabalhadores da Saúde contra a Influenza.

Segundo o Ministério da Saúde, chegam em janeiro as vacinas contra a Covid-19 para crianças dos 5 aos 11 anos de idade. A primeira orientação foi a de apresentar, antes da vacinação, uma autorização por escrito dos pais e um laudo médico do psiquiatra. Ao pensar nas dificuldades da burocratização do processo, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) havia emitido uma nota contra a apresentação dos documentos citados e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) sugeriu a publicação de uma resolução CIB sobre o assunto.

Foi acordado que a presença dos pais ou responsáveis ao levar a criança para a vacinação serviria como prova de autorização. A SES fez a leitura da minuta de resolução para aprovação dos presentes. Também, apresentou o informe epidemiológico da Influenza em Pernambuco.