Na última segunda-feira (20), os membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE) reuniram-se, em uma sala web, para discutir o surgimento de uma epidemia de gripe no Estado e, também, novas estratégias para o avanço da vacinação contra a Covid-19. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que, no último fim de semana, ficou evidente a epidemia de H3N2 com a estatística de mais de 40 casos em Pernambuco, vindo um deles a óbito, um paciente renal crônico de 46 anos que estava internado no Hospital Agamenon Magalhães. 

A SES reforça a importância de manter o cuidado, especialmente, com as crianças, os pacientes idosos e com comorbidades, nos quais a H3N2 pode gerar consequências mais graves podendo o caso evoluir para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A H3N2 apresenta muitos dos sintomas de uma gripe forte como febre alta e calafrios. A orientação é a de que os pacientes detectados com os sintomas devam ser isolados e testados para Covid-19, além de usarem máscaras. 

O Estado informou que está realizando um balanço para contabilizar a aplicação das doses de reforço em idosos. Pernambuco vacinou mais de 100% de idosos com a segunda dose, já a dose de reforço para maiores de 60 anos apresenta uma taxa de cobertura de 59,8%. A SES alerta sobre a comprovação de que a dose de reforço é necessária para combater o contágio da variante Ômicron. Segundo anúncio do Ministério da Saúde, no último domingo (19), o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço pode ser de 4 meses. Para os pacientes imunossuprimidos, a orientação é a de que tomem uma quarta dose como dose de reforço. A SES enfatiza a importância de agilizar o processo uma vez que a vacina, atualmente, está disponível para pessoas com mais de 12 anos de idade. 

Após os primeiros informes, foi realizada a apresentação do percentual de doses de reforço por município. Em seguida, houve um momento de discussão e esclarecimento de dúvidas.