Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE)  e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reuniram-se, em uma sala virtual, na tarde da última segunda-feira (14), para mais uma sessão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE). Em pauta, o cenário epidemiológico no Estado, as notificações oficiais de testes Covid-19, a vacinação infantil anti Covid-19 e o segundo curso de governança do Planejamento Regional Integrado  (PRI).

A respeito do cenário epidemiológico, a SES informa que Pernambuco passa por uma onda de casos da variante Ômicron no mês de fevereiro com perspectiva de que os números caiam no final do mês. Foi indicada a necessidade de os municípios estarem atentos ao período de sazonalidade que inicia em março, especialmente porque foi detectada, no Brasil, uma subvariante da Ômicron, a BA2, que ainda não foi identificada em Pernambuco. A estratégia sugerida para conter uma nova onda de casos foi a ampliação da vacinação com atenção especial para a população infantil e idosa, assim como também ampliar a capacidade de testagem. O COSEMS-PE concorda com a intensificação da vacinação, especialmente a terceira dose. Também, acredita ser importante organizar novos espaços de vacinação como as escolas. 

Sobre a abordagem dos testes da Covid-19 foi apresentada uma minuta, isto é, uma proposta de nota técnica pela Câmara Técnica CIB. Com base na detecção de uma dificuldade de os municípios alimentarem duas plataformas de dados, o ESUS PE e o Testa PE, e diante de dados de municípios com menos de 50% de digitação, foi pactuada a eleição do ESUS como plataforma oficial de alimentação dos dados. Também, a utilização diária de um formulário eletrônico para a formação de planilhas, a cada 24h, com os dados de todos os municípios. 

Com a expectativa da chegada de novas doses de vacina ainda nesta semana a Pernambuco e havendo a contabilização de 40% da utilização de vacinas do total distribuído, o grupo decidiu organizar uma grande mobilização a ser iniciada a partir de uma pesquisa detalhada das necessidades de cada município. Na mobilização, pode haver a criação de um Dia D com vacinação casa a casa e em escolas.

No final da reunião, houve uma apresentação do segundo curso de Governança do PRI, destinado a gestores e trabalhadores da Saúde.