
Na manhã desta segunda-feira (25), teve início o 76º Encontro do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), realizado no Hotel Portal Gravatá. O evento reúne mais de 400 participantes, entre gestores, técnicos, apoiadores e profissionais da saúde de todo o estado.
A solenidade de abertura começou com a exibição de um vídeo em homenagem aos ex-presidentes do COSEMS-PE, em celebração aos 38 anos da instituição, completados na última sexta-feira (22). Em seguida, foram executados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Pernambuco.

A mesa de abertura foi composta por Elídio Moura (presidente do COSEMS-PE e secretário municipal de Saúde de Vertentes), Rodrigo Buarque (vice-presidente do CONASEMS, representando a instância nacional dos secretários municipais), Mozart Sales (secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde), Zilda do Rego Cavalcanti (secretária estadual de Saúde de Pernambuco), Rosano Carvalho (superintendente do Ministério da Saúde em PE), João Paulo Lemes (vice-prefeito de Gravatá), Viviane Sanjurjo (secretária municipal de Saúde de Gravatá), Gutemberg Félix (presidente do Conselho Estadual de Saúde), Leonardo Gonçalves Pereira de Lima (presidente do Conselho Municipal de Saúde) e Leonardo José da Silva (presidente da Câmara Municipal).

Na abertura, o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, destacou a importância do encontro e o simbolismo da data. “É com enorme alegria que iniciamos o nosso 76º Encontro, em um momento especial, pois acabamos de celebrar 38 anos de história desta instituição. Uma trajetória construída por muitas mãos, com gestores que ajudaram a consolidar o papel dos municípios na defesa de um Sistema Único de Saúde mais forte, justo e acessível. Hoje, reunimos aqui mais de 400 profissionais comprometidos com a saúde pública. Isso mostra a força do nosso coletivo e a importância da união de cada secretaria municipal. Que este encontro seja um espaço de aprendizado, de diálogo e de fortalecimento da nossa rede, para que possamos seguir transformando a vida da população pernambucana com coragem, compromisso e esperança”, afirmou.

Após as falas institucionais, a programação seguiu com a apresentação da Dra. Cristina Carrazone, intitulada “Quem Tem Chagas Tem Pressa: uma intervenção no Sertão de Pernambuco”. Logo depois, foi realizada a roda de conversa sobre o PMAE – Agora Tem Especialistas (PATE) e o Núcleo de Gestão de Regulação, coordenada por Gessyane Vale Paulino (assessora da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde), com participação de Jonatan Barro (apoiador da SAES no PMAE), Hugo Valadares (secretário municipal de Saúde de São José do Egito), Noemy Gomes (diretora de Articulação Estratégica da SES) e Mozart Sales (secretário de Atenção Especializada do MS).

O espaço foi aberto para perguntas dos gestores, que tiveram suas dúvidas esclarecidas pelo representante nacional do Ministério da Saúde. Em seguida, os participantes seguiram para o intervalo.
A programação do encontro continua durante a tarde com novas exposições, rodas de conversa e a realização da Assembleia Geral.





