A manhã do primeiro dia do XIV Congresso do COSEMS-PE, em Petrolina, foi marcado pela apresentação dos 36 trabalhos selecionados para a 6ª Mostra “Pernambuco Aqui Tem SUS”. As explanações aconteceram de forma simultânea em três salas: Palma, Cacto e Angico. Na ocasião, os representantes puderam mostrar aos participantes e à banca examinadora, as ações de sucesso de seus munícipios.

Um dos trabalhos apresentados foi oriundo da capital pernambucana. Na sala, foi mostrado o serviço de teleassistência a gestantes e à puérperas, que visa disponibilizar o atendimento de telemedicina através do telefone (pelo WhatsApp e/ou por videochamada) sem que as mulheres precisem sair de suas casas e assim, consigam evitar um deslocamento desnecessário. “É um a oportunidade muito valiosa estar aqui no Congresso, em Petrolina. Não só para apresentar nossa experiência exitosa no Recife, mas também aprender sobre diferentes experiências. Aqui, conseguimos saber como aquela ideia frutificou, como foi implementada e o seu êxito em um determinado município. Assim, conseguimos trazer para o nosso dia a dia a experiência do outro”, contou Dr. Gustavo Godoi, representante da cidade do Recife.

“Estamos aqui em uma comitiva de seis pessoas e trouxemos quatro trabalhos com o objetivo de compartilhar as experiências que desenvolvemos no ano de 2023. Uma dessas inciativas que apresentamos foi a implantação de um núcleo de evidências científicas, para embasar tomadas decisões gestoras no âmbito da assistência da saúde”, compartilhou Geisa Campos, representante deo município de Jaboatão dos Guararapes. Além disso, a participante também comentou da importância da descentralização. “Temos gente vindo do sertão do estado, isso fortalece ainda mais essa troca”, concluiu.

Dos 36 trabalhos apresentados, 12 deles seguirão para “19ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS”, do CONASEMS, que acontece de 30 de junho a 3 de julho, em Porto Alegre/RS. E os quatro trabalhos melhor avaliados receberão uma premiação no valor de R$2.500,00 cada. Os premiados serão anunciados no último dia do congresso, sexta-feira (19).

“O dia de hoje foi marcado pela apresentação das iniciativas. As salas estavam em sua lotação máxima e os trabalhos foram de altíssima qualidade. A banca julgadora, inclusive, teve muita dificuldade para selecionar os trabalhos que seguirão para a amostra nacional, em junho/julho deste ano”, afirma Camila Sihler, assessora técnica do COSEMS-PE e coordenadora da Mostra.