
A 439ª Reunião Plenária da Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB-PE) foi realizada na manhã desta terça-feira (28), reunindo gestores municipais e representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) para discutir e pactuar ações prioritárias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. O encontro, realizado na sede da SES-PE, contou com a participação do COSEMS-PE, que segue atuando de forma ativa na construção conjunta das políticas públicas de saúde dos municípios junto ao estado.
“Participamos da CIB junto com a SES, a Superintendência do Ministério da Saúde em Pernambuco e o Conselho Estadual de Saúde, onde destacamos vários pontos importantes de pactuação e de informações, como os números da Carreta da Mulher no estado e as políticas de oncologia. Foi um momento em que pudemos, juntos, fazer discussões sobre as políticas públicas no estado de Pernambuco”, disse Elídio Moura, presidente do COSEMS-PE, que esteve presente na reunião.

Entre os principais pontos da pauta, destacaram-se a apresentação do Plano de Redução da Taxa de Cesarianas em Pernambuco e o Plano de Oncologia, ambos com foco na qualificação da assistência e na ampliação do acesso da população aos serviços de saúde. Também foram homologadas resoluções importantes, como a que credencia o Hospital Barão de Lucena como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) com serviço de radioterapia vinculado ao Real Hospital Português, e a que autoriza incremento no teto financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do município do Recife, fortalecendo a linha de cuidado da saúde da mulher.
Durante a reunião, também foram feitas discussões sobre temas estratégicos como o monitoramento das cirurgias eletivas, a situação epidemiológica da dengue, a oficina de imunização, o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, e o panorama dos casos de intoxicação por metanol, reforçando o compromisso dos municípios com a vigilância e a assistência em saúde.
Na parte dos informes, foram apresentados detalhes sobre o Congresso Pernambucano de Inovação & Integração em Saúde (CPIIS) e a I Mostra Pernambucana de Experiências Exitosas em Saúde (MEX-Saúde), que ocorrerão em novembro, além de informações sobre o 77º Encontro do COSEMS-PE, o Guia Prático de Emendas Parlamentares e Planejamento no SUS e o monitoramento de obras do Novo PAC em Pernambuco.
A reunião, que acontece mensalmente, reforça o papel fundamental do diálogo entre estado e municípios na consolidação de um SUS mais resolutivo, equitativo e próximo das necessidades da população do estado de Pernambuco.

