O Estado de Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (29.04), 470 novos casos da Covid- 19, sendo 187 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), portanto internados e/ou mais graves, além de outros 283 casos leves. Agora, o Estado totaliza 6.194 casos confirmados (4.045 casos graves e 2.149 casos leves).

Dos casos graves, 1.552 receberam alta hospitalar, por apresentarem melhora do quadro clínico, contudo, por ainda estarem sintomáticos, estão em isolamento domiciliar. Outros 1.002 estão internados, sendo 203 em UTI e 799 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. Além disso, o boletim aponta 953 pacientes já recuperados da doença.
Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 117 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países. Para visualizar os casos leves por cidade, é possível acessar a página 4 no endereço: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#painel .

Também foram confirmados laboratorialmente 30 óbitos (sendo 14 homens e 16 mulheres), de pessoas residentes nos municípios de Recife (18), Jaboatão dos Guararapes (4), Camaragibe (1), Cabo de Santo Agostinho (2), São Lourenço da Mata (1), Bom Jardim (1), Amaraji (1), Frei Miguelinho (1) e Glória do Goitá (1). Com isso, o Estado totaliza 538 mortes pela Covid-19.
Os pacientes tinham idades entre 34 e 93 anos e faleceram entre os dias 8 e 28 de abril. As faixas etárias dessas pessoas são: 30 a 39 (2), 40 a 49 (1), 50 a 59 (3), 60 a 69 (15), 70 a 79 (3), 80 ou mais (6). Dos 30 pacientes que vieram a óbito, 25 apresentavam comorbidades, como histórico de hipertensão (12), diabetes (15), tuberculose (2), câncer (3), doença cardiovascular (4), obesidade (2), doença pulmonar obstrutiva crônica (1), tabagismo (2), doença neurológica (2), pneumonia crônica (1), tromboembolismo pulmonar (1), miastenia (1), AVC (1) e hipotireoidismo (1) – o mesmo paciente pode ter mais de uma comorbidade. Dois não tinham comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 1.649 casos foram confirmados e 1.096 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

RESPIRADORES – O Governo de Pernambuco recebeu, na tarde desta quarta-feira (29.08), o terceiro lote com oito respiradores, completando os 35 aparelhos obtidos a partir de ordem judicial de busca e apreensão junto à empresa Intermed, em São Paulo. Ainda hoje, os aparelhos começam a ser distribuídos para cinco unidades hospitalares da rede de saúde do Estado. Serão 18 equipamentos destinados ao Recife – para os hospitais Agamenon Magalhães e de Referência Covid-19 Boa Viagem –, 10 para o Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, 5 para Garanhuns e 2 para o Hospital de Referência Covid-19 em Olinda.

Os respiradores foram apreendidos no município de Cotia (SP), no final da semana passada, por determinação do juiz Teodomiro Noronha Cardoso, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Recife, atendendo a uma ação impetrada pela Procuradoria Geral do Estado. Os 35 aparelhos haviam sido adquiridos pelo Governo de Pernambuco à Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda. e deveriam ter sido entregues desde o dia 20 de março. A empresa, porém, se disse impedida de enviar os equipamentos, porque eles teriam sido requisitados pelo Governo Federal.

Entretanto, mesmo após o próprio Ministério da Saúde comunicar em ofício que não havia feito nenhum pleito nesse sentido, a Intermed recusou-se a enviar os aparelhos, levando a PGE a recorrer à Justiça para garantir a entrega. O primeiro lote, com 13 respiradores, foi enviado ao Recife no domingo (26). Na terça-feira (28), chegaram outros 13 aparelhos, e nesta quarta (29) foram recebidos os oito restantes.

APOIO FINANCEIRO – O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quarta-feira (29.04), um reforço de recursos do Tesouro Estadual para complementar o custo da abertura e da manutenção de novos leitos de UTI nos municípios pernambucanos. De acordo com o chefe do Executivo, serão repassados diariamente R$ 400 para cada leito de UTI credenciado pelos municípios junto ao Ministério da Saúde para o enfrentamento ao novo coronavírus.

“A ideia é ampliar a nossa capacidade de assistência aos pacientes com a Covid-19, garantindo o melhor atendimento possível. É um esforço adicional do Governo de Pernambuco que, tenho certeza, vai contribuir muito no enfrentamento à doença”, afirmou Paulo Câmara. Inicialmente, serão destinados R$ 4 milhões com a iniciativa.
Ainda ontem (28.04), o governador e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, anunciaram que a parceria entre as gestões estadual e municipal já disponibilizaram 1.132 novos leitos para o tratamento dos pacientes do coronavírus. Desses, 677 são leitos de enfermaria e 455 são UTIs totalmente equipadas e preparadas para atender a população.

Também no início desta semana Paulo Câmara anunciou a implantação de novos leitos de UTIs e enfermarias em mais 12 municípios da Região Metropolitana do Recife e do interior. Os leitos estão nas cidades de Moreno, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Olinda, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro e Petrolina. E ressaltou que o processo de abertura de vagas vai continuar em maio. Caruaru, Serra Talhada e Petrolina, por exemplo, receberão novos leitos e vão inaugurar três hospitais de campanha.

ACOLHIMENTO AOS PROFISSIONAIS – Para proteger os profissionais da rede estadual de Saúde que estão na linha de frente do atendimento aos pacientes da Covid-19 e que estão passando por momentos de stress, angústias e medo, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), implanta, nesta quinta-feira (30.04), o Programa Acolhe SES. Trata-se de uma central de teleatendimento, voltada para profissionais da pasta e familiares dos servidores vítimas da Covid-19 para auxiliar esse público em momentos de sofrimento, conflito emocional e familiar, ansiedade, pânico, entre outros. As chamadas, gratuitas, devem ser feitas para o 0800.081.4100, de segunda a sábado, das 7h às 19h, exclusivamente para profissionais da SES-PE e seus familiares.

A central contará com uma equipe multiprofissional formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, sanitaristas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, residentes em Saúde Mental e Saúde da Família e profissionais que trabalham com Terapias Integrativas. Ao todo, são cerca de 40 pessoas, entre os teleatendentes, equipe de retaguarda (psiquiatras e psicólogos) para atuação em casos mais graves, e supervisão técnica.
Além da escuta qualificada e apoio psicossocial, serão feitas orientações sobre a rede de serviços de saúde e disponibilizados vídeos sobre as Práticas Integrativas e de promoção à saúde, que ficarão hospedados no site da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE): ead.saude.pe.gov.br.

“Todos nós estamos vivenciando esse grave problema de saúde pública que atingiu o mundo inteiro. Estamos atuando para fazer o atendimento da população, ampliando o número de serviços e leitos, orientando sobre as medidas de higiene e isolamento social, mas também precisamos ter um olhar qualificado e um canal aberto para ouvir os profissionais que estão na linha de frente da Covid-19 e seus familiares. Sabemos da demanda de pacientes que estamos recebendo e da importância de manter nossas equipes saudáveis, física e mentalmente, por isso a criação desse 0800, para auxiliar esse público nas questões psicossociais, ouvindo-os e ofertando alternativas de acordo com cada quadro”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

NOVO CENTRO DE TESTAGEM – Já está em funcionamento o terceiro centro avançado de testagem para Covid-19. O novo local, na Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no Bongi (Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519), é voltado para os profissionais e servidores que atuam nas sedes da SES (Bongi e Boa Vista), além dos seus contatos domiciliares que também estejam apresentando sintomas gripais. O posto funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O novo centro avançado realiza dois tipos de exames: o RT-PCR, indicado para quem está com sintomas gripais até o sétimo dia do início do quadro, podendo, porém, ser estendido até o décimo dia, caso persistam os sintomas; e o teste rápido, para os casos em que o paciente esteja há mais de sete dias do início dos sintomas e também com mais de 72h desde o desaparecimento dos sintomas.

O centro terá a capacidade de realizar, inicialmente, até 30 testagens e coletas por dia. No local, atuarão enfermeiros para acolhimento aos profissionais e familiares e técnicos de enfermagem para a coleta do swab nasal-orofaríngeo. As amostras biológicas serão processadas nos laboratórios Aggeu Magalhães, Genomika e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE).

Para realizar a testagem, o profissional de saúde precisa agendar o atendimento pelo e-mail coletasede@gmail.com, anexando uma solicitação escrita da chefia imediata da sede da SES onde atua. O mesmo protocolo serve para os familiares do profissional, que precisam apresentar a solicitação escrita da chefia imediata do parente.

Além do centro de testagem do Bongi, também estão em funcionamento o do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) – instituição vinculada à Secretaria de Administração (SAD), no bairro da Boa Vista, área central do Recife –, e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), no Complexo de Salgadinho, em Olinda. Ambos são voltados para profissionais de saúde e de segurança, além dos seus contatos, e funcionam diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 17h, com capacidade para 60 atendimentos, cada.

Nesses locais, para realizar a testagem, o profissional de saúde ou de segurança precisa agendar o atendimento por e-mail (para a unidade Cefospe: coletacefospe@gmail.com; e para unidade Cecon: coletacecon@gmail.com), anexando uma solicitação escrita da chefia imediata da unidade onde atua. O mesmo protocolo serve para os familiares do profissional, que precisam apresentar a solicitação escrita da chefia imediata do parente.

Confira o boletim na íntegra:

FONTE: SES/PE