A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (11/05), 493 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 212 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 281 são casos leves. Agora, Pernambuco totaliza 13.768 casos já confirmados, sendo 7.368 graves e 6.400 leves.

Dos casos graves, 2.499 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 2.244 estão internados, sendo 236 em UTI e 2.008 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. Além disso, o boletim de hoje registra 1.538 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 138 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 40 óbitos (sendo 23 homens e 17 mulheres), de pessoas residentes nos municípios de Recife (13) Olinda (6), Cabo de Santo Agostinho (3), Escada (2), Jaboatão dos Guararapes (2), Pombos (2), Abreu e Lima (1), Agrestina (1), Amaraji (1), Barra de Guabiraba (1), Camaragibe (1), Feira Nova (1), Gravatá (1), Joaquim Nabuco (1), Paudalho (1), Paulista (1), Ribeirão (1) e Timbaúba (1). Com isso, o Estado totaliza 1.087 mortes pela Covid-19.

As mortes ocorreram entre os dias 25.04 e 10.05 os pacientes tinham idades entre 6 e 100 anos. Dos 40 pacientes que vieram a óbito, 35 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (25), diabetes (17), histórico de tabagismo (6), doença cardiovascular (4), AVC (3), câncer (3), obesidade (3), doença renal (3), Alzheimer (1), DPOC (1), etilismo (1), Parkinson (1) e tuberculose (1) – o mesmo paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação pelos municípios.

As faixas etárias dessas pessoas são: 0 a 9 (1), 40 a 49 (3), 50 a 59 (9), 60 a 69 (9), 70 a 79 (8), 80 ou mais (10).

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 2.840 casos foram confirmados e 1.820 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da
área da saúde.

REFORÇO NOS EXAMES – A partir desta segunda-feira (11.05), o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) começou a reforçar a rede de laboratórios credenciados para fazer o processamento dos exames de RT-PCR para detecção do vírus da Covid-19. O Imip terá uma capacidade diária de analisar 200 amostras de material biológico dos pacientes suspeitos do novo coronavírus, totalizando 6 mil/mês.

Os exames serão realizados no próprio Imip, no bairro dos Coelhos, no Recife. A unidade processará as amostras dos seus pacientes, além dos envios de outras unidades de saúde. “Hoje, queremos saudar a chegada de mais um parceiro para fazer teste de RT-PCR, que é o Imip. Mais 200 exames estarão à disposição da população, o que reforça a ampliação da nossa
capacidade de testagem”, ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo. Atualmente, Pernambuco processa os exames de RT-PCR no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE), Genômika, HLA e no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz PE), além de receber os resultados da rede privada.

ATENDE EM CASA – Petrolândia, Tupanatinga, Custódia e Sertânia, no Sertão, passam a ser assistidos pelo aplicativo Atende em Casa a partir desta terça-feira (12.05). Com isso, mais de 5 milhões de pernambucanos de 31 cidades na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e Sertão podem fazer uso da ferramenta.

Lançado no dia 26 de março pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife, o Atende em Casa tem o objetivo de passar orientações para a população com sintomas gripais, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa. A ferramenta já conta com mais de 54 mil usuários cadastrados. Até o último domingo (10.05), foram realizadas mais de 19,9 teleorientações, com 6,3 mil chamadas de vídeo com um profissional. Ao todo, mais de 5,9 mil foram orientados a procurar uma unidade de saúde e mais de 10,9 mil a permanecer em isolamento domiciliar.

O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora
do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

Confira a lista das cidades beneficiadas com o Atende em Casa: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Moreno, Itapissuma, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Igarassu, Araçoiaba, Abreu e Lima, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Pombos, Fernando de Noronha, Chã Grande, Vitória de Santo Antão,
Goiana, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde, Palmares, Ouricuri, Petrolândia, Tupanatinga, Custódia e Sertânia.

QUARENTENA – Em decisão que visa aumentar os índices de isolamento social na Região Metropolitana, o Governo do Estado decretou a quarentena, ampliando as medidas de proteção, restringindo o trânsito de veículos, aumentando a fiscalização em estabelecimentos comerciais e reduzindo a circulação de pessoas nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. As medidas serão implantadas no período de 16 a 31 de maio. Entre amanhã (12.05) e o dia 15 de maio, já passam a valer em caráter educativo.

De acordo com o decreto, está prevista a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos moradores e trabalhadores dessas cidades. Pessoas sem o equipamento em vias públicas serão orientadas a retornar para suas casas. Os estabelecimentos comerciais ou transporte público serão autuados quando for constatada a presença de pessoas sem o uso das máscaras.

Será implantado o rodízio de veículos, com a circulação separada por placas ímpares e pares. Também haverá a instalação de pontos de controle móveis e intermunicipais. O decreto determina a realização de ações de fiscalização e a apreensão dos veículos sem autorização para transitar. As exceções serão os profissionais das áreas de Saúde, Segurança, Defesa Civil e
de uso oficial.

Veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos e ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega também estão liberados. Serão ativados 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, oito em Olinda e oito e Jaboatão. Outros dois pontos serão instalados, sendo um em Camaragibe e outro em São Lourenço da Mata.

A circulação de pessoas será controlada através da exigência de documento de identificação, justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. Nas comunidades, serão realizadas ações de fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais, higienização de ruas e distribuição de kits de higiene, entrega de material informativo com reforço ao isolamento
social e orientações de saúde. Nesses locais serão distribuídas cestas básicas, além de orientações sobre benefícios assistenciais.

Os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e padarias seguem funcionando normalmente. Para os demais municípios, permanecem em vigor as medidas previstas nos decretos anteriores.

“Como já disse, o Governo do Estado tem tomado todas as medidas para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública. Mas, para conseguirmos acompanhar a velocidade do vírus, precisamos, urgentemente, diminuir a curva epidêmica. E isso só será possível com um alto nível de isolamento e distanciamento social”, destacou o secretário André Longo.

Baixe, aqui, o documento completo:

FONTE: SES/PE