A convite do Diretor de Informática e Inovação da Secretaria Estadual de Saúde, Rodrigo Brennand, o representante do COSEMS-PE no GT de Saúde Digital do CONASEMS, Severino Catão, participou da Oficina de Federalização da RNDS, que ocorreu nos dias 18 e 19, no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Recife Antigo.
A oficina é um movimento do CONASS, DATASUS e Secretarias Estaduais de Saúde. “Devido ao bom desempenho do trabalho realizado pelo COSEMS-PE no GT Tripartite de Saúde Digital, a SES-PE nos convidou para participar dessa Oficina aqui em Pernambuco”, comentou Artur Belarmino, presidente do COSEMS-PE.
Pernambuco é um dos oito estados piloto desse projeto, que visa a devolução dos dados brutos, recebidos pela RNDS, aos Estados, de forma integrada e normativa.
A RNDS é uma iniciativa do Departamento de Informática do SUS (Datasus), da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (SE/MS). A plataforma tem como objetivo ser segura, flexível e de alta disponibilidade, para que os dados de saúde sejam utilizados de forma ética.
“O projeto de Federalização da RNDS, é mais uma forma democrática de trabalho dos dados de saúde no Brasil, permitindo que estados e municípios tenham de volta os dados enviados aos Ministério da Saúde. Assim, através da RNDS conseguirão trabalhar a divulgação de forma mais descentralizada”, finalizou Severino Catão.