Aconteceu, na manhã desta terça-feira (20), na sala de reunião da Secretaria de Saúde do Estado, a primeira reunião do ano, da CIB/PE. Conduzida pela secretária de saúde, Zilda Cavalcanti, e pelo presidente do COSEMS-PE, Artur Belarmino, a comissão de intergestores bipartite explanou a todos os presentes as discussões, pactuações e propostas para o ano de 2024.

Para o presidente, o ano apresenta desafios, mas as necessidades existem e o trabalho não pode parar. “Este é um ano de desafio devido às eleições municipais, mas ele já começou. A exemplo de ontem, em nossa reunião de planejamento de atividades anual, onde já aproveitamos para debater a pauta deste encontro de hoje”, concluiu.

Na ocasião, as pautas discutidas foram a contrapartida estadual do Componente Básico da Assistência Farmacêutica – CBAF, o levantamento dos municípios com interesse de adesão para realização de procedimentos de redução de filas – Cirurgias Eletivas, o piso de enfermagem, o projeto de ampliação ao acesso do DIU pós-evento obstétrico no estado de Pernambuco, o plano de contingenciamento da SRAG Pediátrica, dentre outros tópicos.

O foco principal do encontro foi as cirurgias eletivas, onde firmou-se o valor de R$ 54 milhões, junto ao Ministério da Saúde. Esse recurso, visa diminuir a fila de espera de pacientes que estão precisando realizar cirurgias programadas dentro do âmbito do SUS, no estado de Pernambuco. “Hoje fizemos a pactuação dos municípios em todas as regiões do estado para que possam realizar esses procedimentos com uma perspectiva de atendimento regional”, destacou o presidente do COSEMS-PE, Artur Belarmino.  

Assim como o COSEMS-PE, a CIB/PE, trabalha pela negociação e pactuação dos pleitos com os gestores do estado e dos municípios em prol das beneficies da saúde púbica de Pernambuco.