A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (28/01), 5.708 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 38 (0,7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 5.670 (99,3%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 688.513 casos confirmados da doença, sendo 55.886 graves e 632.627 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também foram confirmados laboratorialmente seis óbitos (4 femininos e 2 masculinos), ocorridos entre os dias 07/03/2021 e 26/01/2022. As novas mortes são de pessoas residentes do município de Gravatá (2), Quipapá (1), Recife (1), Salgueiro (1) e São Lourenço da Mata (1). Com isso, o Estado totaliza 20.621 mortes pela Covid-19.

Os pacientes tinham entre 30 e 79 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (1), 40 a 49 (1), 50 a 59 (2), 60 a 69 (1) e 70 a 79 (1). Dois tinham doenças preexistentes: doença cardiovascular (1), doença renal (1), hipertensão (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um paciente não tinha comorbidades e os demais seguem em investigação.

TESTAPE – O Programa TestaPE, iniciativa do Governo de Pernambuco para ampliar a testagem da Covid-19 na população, fará mais uma ação itinerante entre este sábado (29/01) e a segunda-feira (31/01). Dessa vez, a oferta dos exames será no município de Igarassu, parceiro da ação, juntamente com a empresa Consórcio Conorte, que cede ônibus para funcionar como unidade móvel para o posto de testagem volante. Ao todo, serão ofertados mais de 1,5 mil testes.

As pessoas da cidade que precisarem testar deverão se dirigir ao Ginásio Jota Raposo, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, S/N, no Centro de Igarassu. No sábado e domingo, dois ônibus farão o acolhimento do público, possibilitando a realização de 600 exames em cada dia. Já na segunda, será um veículo, com capacidade para 350 testes.

“Nós estamos disponibilizando testes para os municípios, tanto de compra realizada pelo Estado quanto de insumos encaminhados pelo Ministério da Saúde. Além disso, também temos fechado parcerias como essa para dar acesso à testagem às pessoas que precisam realizá-la. Esse esforço conjunto é essencial para ofertarmos o exame e detectarmos precocemente a doença”, afirma a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES, Patrícia Ismael.

CHAMAMENTO – O Governo de Pernambuco autorizou a convocação de mais 652 aprovados em seleções públicas simplificadas para a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Já começaram a ser chamados, ao longo desta semana, 183 profissionais de nível superior e 469 de nível médio. As vagas são de enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.

Com esse chamamento, já são 13,8 profissionais convocados pela SES-PE, entre aprovados em concurso público e em seleções simplificadas desde o início da pandemia. “Monitoramentos permanentemente os recursos humanos dos nossos serviços para repor profissionais e reforçar as escalas quando necessário. Também estamos atentos a demanda ampliada em nossos centros e postos de testagem e, por isso, estamos chamando mais profissionais para qualificar esse atendimento ao público. O governador Paulo Câmara tem autorizado os chamamentos sugeridos pela nossa Secretaria e vem sempre priorizando as ações necessárias para que possamos fazer o devido enfrentamento à pandemia da Covid-19”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Estão sendo convocados nos cargos de analistas em saúde (nível superior) assistentes sociais, biomédicos, enfermeiros sanitaristas, enfermeiros assistenciais, fisioterapeutas respiratórios e nutricionistas. Entre os assistentes em saúde (nível médio), há técnicos de enfermagem, laboratório, de imobilização ortopédica e em radiologia.

Os profissionais irão atuar em centros e postos de testagem, no programa Vacina Mais Pernambuco, no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) e nas sedes da II (Limoeiro), IV (Caruaru) e VII (Salgueiro) Gerências Regionais de Saúde (Geres). Também estão sendo chamados para reforçar as escalas de plantão dos hospitais Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, da Restauração, Agamenon Magalhães e Geral de Areias, no Recife; e no Jaboatão Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes.

SEQUENCIAMENTO – A SES-PE recebeu, nesta sexta-feira (28/01), mais uma rodada de sequenciamentos genéticos de amostras biológicas de pacientes que tiveram a Covid-19. De acordo com a análise, realizada pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM – Fiocruz-PE), das 96 amostras estudadas, 94 (98%) tinham a presença da variante Ômicron, ratificando a sua forte aceleração no território pernambucano. As coletas são de pacientes de 9 municípios e foram realizadas entre os dias 05 e 13 deste mês de janeiro. Além disso, duas amostras (2%), de pacientes de Recife e Triunfo, foram identificadas com a linhagem Delta . Na última rodada, divulgada na sexta-feira passada (21.01), a Ômicron havia sido identificada em 91,8% dos genomas analisados.

“Diante da forte aceleração da variante Ômicron, pedimos atenção especial à necessidade de respeito aos protocolos e de reforço nos cuidados, com o uso correto da máscara, a lavagem das mãos e o ato de evitar aglomerações. Estas são ações que ajudam a diminuir a aceleração viral e demonstram nosso respeito à vida. Destaco também a importância da vacinação, porque mesmo que a vacina não nos deixe livres da infecção, a doença em não vacinados têm um impacto muito pior, podendo significar hospitalização e morte. Os relatos dos profissionais que estão na linha de frente são de que a maior parte dos pacientes com quadros graves provocados pela variante Ômicron são pessoas que não estão em dia com a vacinação. Portanto, contra esta variante, não estar em dia com todas as doses é o mesmo de estar desprotegido e em risco.”, reforça o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O gestor ainda destaca que esse trabalho de sequenciamento vem sendo feito de forma permanente. “A partir do trabalho da Fiocruz PE, estamos conseguindo identificar as variantes da Covid-19 em circulação e a prevalência. Semanalmente, o Lacen-PE envia as amostras biológicas para análise pelo Instituto, que tem cumprido com êxito seu papel nesta parceria de suma importância para a sociedade pernambucana e para a gestão pública, que consegue entender melhor o cenário epidemiológico a partir desses achados”, frisa Longo.

Os casos da Ômicron foram registrados a partir da coleta de pacientes provenientes de todas as regiões do Estado, das cidades de Barreiros (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Fernando de Noronha (14), Garanhuns (1), Igarassu (1), Itacuruba (1), Olinda (1), Recife (73), Santa Cruz do Capibaribe (1).

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco já aplicou 15.816.912 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).

Com relação às primeiras doses, foram 7.422.840 aplicações (cobertura de 83,64%). Do total, 6.536.532 pernambucanos (71,70%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6.363.431 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.101 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 1.857.540 (cobertura de 23,85%).

Outras informações detalhadas sobre a população vacinada contra a Covid-19 estão disponíveis no Painel de Acompanhamento Vacinal, que pode ser acessado pelo https://bit.ly/3xteooh. No ambiente on-line, há as coberturas por grupo e por municípios, doses aplicadas x distribuídas por cidade, perfil dos vacinados (sexo, raça/cor). Há, ainda, as bases de dados para download.

Confira o documento na íntegra:

FONTE: SES-PE COMUNICAÇÃO