A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (25/03), 1.763 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 12 (0,7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.751 (99,3%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 889.000 casos confirmados da doença, sendo 58.198 graves e 830.802 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também foram confirmados laboratorialmente 12 óbitos (6 masculinos e 6 femininos), ocorridos entre os dias 26/02/2021 e 22/03/2022. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Olinda (2), Recife (9) e São Lourenço da Mata (1). Com isso, o Estado totaliza 21.345 mortes pela Covid-19.

Os pacientes tinham entre 30 e 94 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (1), 50 a 59 (2), 60 a 69 (4), 70 a 79 (2) e 80 e mais (3). Do total, 10 pacientes tinham doenças preexistentes: diabetes (4), doença cardiovascular (4), câncer (3), doença renal (2), doença neurológica (2), doença hepática (1), histórico de AVC (1), obesidade (1), doença imunológica (1) e imunossupressão (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais seguem em investigação.

SEGUNDA DOSE DE REFORÇO – Os idosos acima de 65 anos, que já receberam a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 há 4 meses, já podem tomar a segunda dose de reforço (ou 4ª dose) para aumentar a proteção contra o vírus. A recomendação de novo público elegível para imunização foi apresentada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizado na manhã desta sexta-feira (25/03). Mais de 600 mil (654.654) pessoas já receberam a primeira imunização de reforço em Pernambuco, considerando a faixa etária acima dos 65 anos. A chamada 4ª dose deve ser aplicada passados 4 meses do primeiro reforço.

“O avanço na faixa etária, neste momento, é importantíssimo diante do chamado envelhecimento do sistema imunológico, tendo em vista que a grande maioria da população idosa já contabiliza mais de quatro meses do recebimento da sua dose de reforço. Hoje, o cenário de circulação viral em Pernambuco se constitui de maneira bastante positiva, com taxa média de ocupação de leitos abaixo dos 40% em nossas unidades e taxa de positividade para novos casos girando entre 5 e 6%. Mesmo com esses números, não podemos nos descuidar na proteção dos pernambucanos”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Os municípios pernambucanos já podem inserir em suas estratégias locais a vacinação deste público, que de acordo com recomendação técnica do Ministério da Saúde pode ser feita com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer/BioNTech.

“No Estado, a população estimada com 65 e mais é de 872.823 pessoas. Esse público formado por idosos já passou a marca dos 70% de cobertura vacinal, porém precisamos manter os esforços para aumentar essas taxas de coberturas, oportunizando a proteção de forma adequada e em tempo oportuno, evitando bolsões de pessoas com esquemas incompletos e vulneráveis a doença, sendo que este grupo é um dos que apresentam maior risco para agravamento e óbito”, afirma a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Com o início da Campanha Nacional contra Influenza 2022, no próximo dia 4 de abril, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reforça a importância da checagem da situação vacinal dos idosos, tanto para Covid-19 quanto para influenza. “A partir do próximo dia 4 de abril iniciaremos a campanha de vacinação contra a gripe, que, neste primeiro mês, contemplará o público formado por idosos e profissionais de saúde. Reforçamos com os gestores municipais a importância de fazer a checagem da situação vacinal contra a Covid-19 deste idoso no momento da proteção contra a influenza, aproveitando a da ida deste ao serviço de saúde e protegê-lo de forma simultânea”, completou.

CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE – O governador Paulo Câmara sancionou a Lei nº 17.700, de 22 de março, cujo objetivo é alterar o processo de escolha do presidente do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), órgão colegiado com participação da sociedade que tem como funções formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde. A nova legislação é um marco histórico na participação popular no SUS em Pernambuco. Até então, segundo as diretrizes da Lei nº 12.297, de 12 de dezembro de 2002, o presidente nato do CES-PE sempre era o secretário estadual de Saúde. As novas regras foram publicadas na edição da última quarta-feira (23/03) do Diário Oficial do Estado (DOE). 

“Este é um marco histórico para o controle social do SUS em Pernambuco, um compromisso assumido pelo Governo do Estado na última Conferência Estadual de Saúde. A partir de agora, teremos um Conselho de Saúde ainda mais forte e democrático com a escolha do Presidente e Vice-Presidente pelos próprios conselheiros e conselheiras”, destacou o secretário André Longo.

De acordo com a nova lei, “o Presidente e o Vice-Presidente do CES-PE serão eleitos, entre os membros titulares, no plenário, na primeira Reunião Ordinária, observando a alternância entre os segmentos que o compõe, permitida uma única recondução”. Um pleno extraordinário, marcado para o dia 27 de abril, definirá os novos presidente e vice-presidente do órgão, que ficarão à frente do Conselho em mandato de transição que seguirá até 22 de maio de 2023.

“A mudança no processo de escolha do presidente e vice-presidente é, sem dúvidas, um importante passo e avanço na jornada do CES em Pernambuco. O novo método será fundamental na condução de todo o processo, favorecendo os três segmentos: gestor, trabalhador e usuários. Assim, todos poderão participar de forma mais efetiva, sabendo que temos a oportunidade de presidir a organização, de uma riqueza imensurável para o SUS no Estado”, pontua o conselheiro estadual Wilson Alencar, que representa o segmento de usuários pelo Recanto Madre Paulina de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

O CONSELHO – O Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente apto a propor e aprovar diretrizes para elaboração do Plano Estadual de Saúde, seja em função das características socioambientais, do perfil epidemiológico, ou da necessidade de ações e serviços de saúde para a população. Ele também avalia o modelo estadual de gestão do SUS, fiscalizando a administração do Fundo Estadual de Saúde e apreciando quadrimestralmente as suas contas.

O órgão também possibilita a participação da sociedade na gestão do SUS, permitindo que usuários do sistema integrem o Conselho. O CES ainda acompanha e contribui para o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Saúde.

O Conselho Estadual de Saúde é formado por representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários do sistema. A representação dos usuários é paritária e diversificada, de modo a permitir que os diversos tipos de organizações – associações de moradores, sindicatos, associações de portadores de patologias e de deficiências, movimentos populares, etc. – possam apresentar suas demandas e fazer suas avaliações sobre a Política de Saúde desenvolvida no Estado.

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco já aplicou 17.933.877 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).

Com relação às primeiras doses, foram 8.073.732 aplicações (cobertura de 90,97%). Do total, 6.952.317 pernambucanos (78,34%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6.779.191 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.126 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 2.907.828 (cobertura de 44,02%).

Outras informações detalhadas sobre a população vacinada contra a Covid-19 estão disponíveis no Painel de Acompanhamento Vacinal, que pode ser acessado pelo https://bit.ly/3xteooh. No ambiente on-line, há as coberturas por grupo e por municípios, doses aplicadas x distribuídas por cidade, perfil dos vacinados (sexo, raça/cor). Há, ainda, as bases de dados para download.

Confira o documento completo:

FONTE: COMUNICAÇÃO SES-PE