A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (18/03), 2.620 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 46 (2%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.574 (98%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 877.324 casos confirmados da doença, sendo 58.061 graves e 819.263 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também foram confirmados laboratorialmente nove óbitos (3 masculinos e 6 femininos), ocorridos entre os dias 07/02/2021 e 17/03/2022. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Belém de São Francisco (1), Dormentes (1), Ferreiros (1), João Alfredo (1), Olinda (1) e Recife (4). Com isso, o Estado totaliza 21.262 mortes pela Covid-19.

Os pacientes tinham entre 49 e 88 anos. As faixas etárias são: 40 a 49 (1), 50 a 59 (2), 70 a 79 (3) e 80 e mais (3). Todos tinham doenças preexistentes: doença cardiovascular (4), diabetes (4), hipertensão (3), doença de renal (3), doença respiratória (1), doença neurológica (1), histórico de etilismo (1) e imunossupressão (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade.

NOVOS LEITOS – Durante visita pelo Sertão do Pajeú, o governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (18/03), a primeira etapa das obras de ampliação do Hospital Regional Emília Câmara (HREC), localizado em Afogados da Ingazeira e referência em média complexidade para atendimentos de urgência e emergência na região. Ao todo, a unidade passar a contar com 40 novos leitos, sendo 30 de cirurgia geral e 10 pediátricos.

Após as obras, que tiveram início no mês de maio, o Hospital ganha uma nova ala de clínica cirúrgica, com mais de 500 m² de área construída, formada por cinco enfermarias climatizadas, com 30 novos leitos de internação para adultos. Além disso, a unidade também será reforçada com uma nova enfermaria pediátrica, totalmente climatizada, com 10 leitos, para o atendimento especializado de crianças que precisam de assistência médica hospitalar de média complexidade. Com os novos 40 leitos, o Emília Câmara amplia em mais de 60% sua capacidade de atendimento, saindo dos atuais 62 leitos para 102.

“Com a nova ala cirúrgica, teremos um aumento de 100% no quantitativo de cirurgias realizadas pelo programa Opera Mais Pernambuco na unidade. Além da nossa produção de 250 cirurgias/mês, estamos realizando cerca de 30 cirurgias eletivas pelo Programa. Com os novos leitos, iremos realizar 60 procedimentos/mês, dando mais celeridade aos mutirões e às necessidades da população, que foram reprimidas durante os piores momentos da pandemia”, avalia o diretor do HREC, Sebastião Duque.

AMPLIAÇÃO – Durante a inauguração dos novos setores, Paulo Câmara também visita, ao lado do secretário estadual de Saúde, André Longo, do deputado federal Danilo Cabral, e lideranças da região, o local da segunda etapa das obras de ampliação do Hospital Regional Emília Câmara. Em um espaço de mil metros quadrados, a nova etapa vai incluir 10 leitos de UTI Geral adulto, além de uma nova área para os setores de Farmácia e Almoxarifado. A ordem de serviço para as obras na unidade foram assinadas por Paulo Câmara no ano passado, com investimento de R$ 3 milhões. Atualmente, a unidade já possui 10 leitos de UTI para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que foram inaugurados em 2020 – os primeiros da região e um legado da Pandemia.

“O projeto de interiorização da rede de assistência à saúde em Pernambuco e a ampliação da assistência hospitalar em todas as regiões do Estado é contínuo e uma prioridade do Governo Paulo Câmara. Sabemos da necessidade assistencial por leitos de terapia intensiva no Sertão do Estado e, sem dúvida, investimentos deste porte proporcionam mais qualidade de vida à população. Os leitos de UTI salvaram muitas vidas durante a Pandemia e são um legado para a população do Pajeú, proporcionando um atendimento com maior resolutividade”, pontuou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

TOMÓGRAFO – O governador Paulo Câmara ainda anuncia, nesta sexta-feira, outro importante ganho para o atendimento à população do Pajeú, com a autorização para a compra de um tomógrafo para o Emília Câmara. O aparelho, que é utilizado para auxiliar no diagnóstico por imagem de doenças e alterações em diversas partes do corpo, contará com um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão. Com a aquisição do aparelho, os pacientes da região não precisarão se deslocar para outras regiões para a realização do exame especializado.

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL – A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) recebeu a recomendação de certificação internacional de qualidade ISO 9001, nesta sexta-feira (18/03). A certificação assegura que as práticas desenvolvidas pelo Hemocentro Recife e pelos laboratórios de hemoterapia estão em conformidade com as normas de sistema de gestão de qualidade e segurança de reconhecimento internacional a partir dos procedimentos realizados nas áreas do ciclo do sangue da unidade, que compreende desde a captação, recepção e cadastro de doadores; passando pela triagem hematológica; coleta de sangue; processamento; laboratório de armazenamento; distribuição e controle de qualidade de hemocomponentes, e o atendimento ao doador que retorna ao serviço para nova doação.

A recomendação de certificação de qualidade ISO 9001 foi obtida após auditoria realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que é a entidade certificadora. Durante o período, o auditor acompanhou os processos de trabalho do Hemocentro junto às áreas meio e fim como gestão de materiais e serviços, de tecnologia da informação, equipamentos e de pessoas. O relatório final da auditoria será submetido à direção da Fundação Vanzolini para validação e emissão do certificado.

“Esta recomendação para o Hemocentro Recife só mostra como as técnicas de gestão de qualidade são exitosas e conferem eficiência e segurança no serviço prestado. Possuir a ISO 9001 mostra que as bolsas de sangue dispensadas pelo Hemope para os serviços de saúde hospitalar tem qualidade reconhecida no Estado, no Brasil e em diversos países do mundo”, afirmou a presidente da Fundação Hemope, Gessyanne Paulino.

O secretário executivo de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes, destacou a importância deste reconhecimento para a instituição que presta assistência aos pernambucanos. “A norma ISO 9001 possui um protocolo exigente das boas práticas do procedimento de coleta do produto principal da empresa e vital para a vida do ser humano, que é o sangue. Com isso, o Hemope galga uma posição de referência internacional na qualidade do seu trabalho, dos seus profissionais e no atingimento das metas necessárias para o atendimento da população de Pernambuco. Uma recomendação como essa é motivo de orgulho, tanto para o trabalhador do Hemope, que se esforçou e se esforça diariamente para conquistar esse selo de qualidade, como para o povo de Pernambuco, que tem a confiança no trabalho da empresa”, disse. 

Para chegar ao resultado positivo para certificação, o Hemope passou por processos preliminares que garantiram o avanço no sistema de gestão de qualidade. No início do mês de fevereiro deste ano, foram realizadas visitas para que o auditor conhecesse o processo de gestão e atuação do Hemocentro Recife e pudesse indicar os pontos de melhorias a serem adotadas pelo serviço. A Fase 1, tratou da análise documental do Sistema de Gestão da Qualidade, já instituído na Hemoterapia. Com o sucesso das verificações realizadas na primeira etapa, o auditor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini indicou o Hemocentro Recife para a Fase 2 da Certificação ISO 9001, sendo concluída esta semana com parecer positivo para certificação ISO 9001.

SEQUENCIAMENTO GENÉTICO – Novo relatório de circulação de linhagens de SARS-CoV-2 emitido pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM-Fiocruz-PE) e divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta sexta-feira (18/03), aponta que o Estado de Pernambuco continua com 100% de prevalência da variante ômicron em amostras analisadas de Covid-19.

Dos 20 genomas sequenciados, todos (100%) foram identificados como da linhagem ômicron. Em todas, a linhagem foi a BA.1, ainda não evidenciando a circulação da sublinhagem BA.2 no Estado. As coletas para esta nova rodada do sequenciamento genético foram realizadas entre os dias 8 e 21 de fevereiro.

As amostras analisadas para este sequenciamento foram de pacientes residentes nas cidades de Afrânio (1), Araripina (1), Jaboatão dos Guararapes (2), Orocó (2), Petrolina (11), Recife (3).

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco já aplicou 17.642.682 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).

Com relação às primeiras doses, foram 8.044.240 aplicações (cobertura de 90,64%). Do total, 6.891.109 pernambucanos (77,65%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6.717.983 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.126 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 2.707.333 (cobertura de 40,99%).

Outras informações detalhadas sobre a população vacinada contra a Covid-19 estão disponíveis no Painel de Acompanhamento Vacinal, que pode ser acessado pelo https://bit.ly/3xteooh. No ambiente on-line, há as coberturas por grupo e por municípios, doses aplicadas x distribuídas por cidade, perfil dos vacinados (sexo, raça/cor). Há, ainda, as bases de dados para download.

Confira o documento na íntegra:

FONTE: COMUNICAÇÃO SES-PE