
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), em parceria com a I Gerência Regional de Saúde (I Geres), realizou nesta quarta-feira (13) a Oficina de Operacionalização das OCI integrantes do Programa Agora Tem Especialistas – ATE. Reunindo representantes da Superintendência Regional do MS, da I Geres, gestores e técnicos municipais em um espaço de troca de experiências e construção coletiva de soluções para o Sistema Único de Saúde (SUS), a oficina aconteceu no Ambulatório Especializado Ensino e Serviço (AEES), localizado em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.

A atividade foi direcionada a secretários(as) municipais de saúde e técnicos responsáveis pela assistência e regulação. Durante a oficina, foram apresentadas as experiências de implantação do programa nos municípios do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, além de uma explanação da própria I Geres sobre os avanços na regulação das OCIs, estratificação por procedência e atuação do Núcleo de Apoio à Gestão (NAG).

A anfitriã do evento, Dra. Zelma Pessoa, vice-presidente do COSEMS-PE e secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, destacou a importância do encontro para o fortalecimento da gestão em saúde: “É uma satisfação muito grande para Jaboatão dos Guararapes sediar essa oficina de operacionalização das OCI. Esse momento é fundamental porque reúne técnicos e gestores de diversos municípios da I Região de Saúde para discutir e aprimorar a assistência, fortalecendo o cuidado e a gestão em saúde. Jaboatão tem buscado avançar na implementação da OCI e hoje compartilhamos essa experiência com todo o Estado, mostrando que, quando a gente faz junto, constrói junto, a gente transforma e garante mais qualidade de vida para a população”.
Em seguida, Leidjane Viraes, secretária de Saúde de Abreu e Lima e integrante do COSEMS-PE, reforçou o caráter regionalizado da oficina e a troca de saberes entre os municípios: “Hoje estamos aqui participando dessa oficina de atenção especializada, uma demanda que surgiu das discussões do COSEMS na Primeira Região. Atendendo aos pedidos dos nossos secretários, estamos realizando esse momento de forma regionalizada, compartilhando experiências e aprendizados. Temos aqui a vivência de dois municípios, o que nos permite refletir sobre como aplicar esse modelo em nossos próprios territórios. Agradeço a presença e o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde. Juntos, seguimos fortalecendo a atenção especializada aqui em Pernambuco, garantindo um cuidado cada vez melhor para a nossa população”.
Representando a Secretaria Estadual de Saúde, Leonildo Cadena Neto, coordenador do NAG/IRS, enfatizou o avanço da rede de atenção especializada e o compromisso coletivo com a qualificação da assistência: “Esse momento é muito significativo para a Primeira Região de Saúde, porque representa o fortalecimento da rede de atenção especializada em Pernambuco. Através do componente Agora Tem Especialista, estamos construindo um novo modelo de cuidado, mais integrado e resolutivo. A presença dos municípios aqui demonstra o compromisso coletivo em aprimorar fluxos, qualificar a assistência e garantir que o cidadão tenha acesso a um atendimento mais humanizado e eficiente. É assim, com união e cooperação, que avançamos na consolidação do SUS em nosso estado”.
O encontro contou ainda com a participação online de Marcelo Victor de Arruda Freitas, apoiador central do Programa Agora Tem Especialista do Ministério da Saúde para a Região Nordeste, e incluiu atualizações sobre emendas parlamentares e orientações de execução das OCIs, conduzidas por Juarez Araújo (CT-COSEMS-PE) e Eliane Leal (Ministério da Saúde).
A oficina serviu como etapa preparatória para o 77º Encontro Estadual do COSEMS-PE, que será realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, em Garanhuns, onde serão definidos encaminhamentos importantes para a consolidação da Atenção Especializada em Pernambuco.
