
Nos dias 3 e 4 de julho, o Ministério da Saúde promoveu, no Centro de Convenções em João Pessoa (PB), a Oficina Regional para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). O encontro reuniu representantes dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, com o objetivo de fortalecer a política de vigilância em saúde.

O COSEMS-PE (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco) participou ativamente do evento, representado por sua vice-presidente, Dra. Zelma Pessoa, além de outras integrantes da equipe diretiva. “É com muito orgulho que o COSEMS-PE participou dessa importante oficina voltada à implementação da PNVS. Trata-se de um desafio coletivo, que exige atenção às mudanças e avanços, para que possamos repassá-los com qualidade aos municípios. Foram dias de intensas trocas e aprendizados, fundamentais para que a política de vigilância em saúde avance em todo o Brasil”, destacou Dra. Zelma Pessoa.

A mesa de abertura contou com a presença de autoridades e representantes das esferas federal, estadual e municipal, entre eles: Guilherme Loureiro Werneck, Diretor do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente (DAEVS/SVSA/MS); Arimatheus Silva Reis, Secretário Estadual de Saúde da Paraíba (SES/PB); Renan Carlos Freitas da Silva, Secretário Executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SES/PE); Diana Paula Souza Rego Pinto Carvalho, Coordenadora de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte; Alex Gomes da Motta, Representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Jonas de Salles Cunha, Assessor-chefe da Assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ASNVS/Anvisa); Nereu Manzano, Assessor Técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Alessandro Chagas, Assessor Técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

A programação teve início com a palestra “Educação Permanente em Epidemiologia como Ferramenta de Implementação da PNVS”, ministrada por Luiz Augusto Facchini, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS), e coordenada por Astrid Cosac, do DAEVS/SVSA/MS. Ao longo do dia, os participantes se dividiram em grupos de trabalho e participaram de debates temáticos.

“Estivemos reunidos com os estados vizinhos em uma oficina de grande relevância para a saúde pública do país. Discutimos propostas fundamentais para o fortalecimento da vigilância em saúde nos territórios”, acrescentou Lisbeth Rosa, Diretora de Descentralização e Regionalização do COSEMS-PE.
“Essa foi a primeira oficina da PNVS realizada no Nordeste, e abordou um tema importante, ainda que pouco debatido diante da sua abrangência. Nosso compromisso é levar esses aprendizados para os municípios e reforçar a importância das ações de vigilância em cada território”, concluiu Samara Callou, Diretora de Relações Institucionais e Parlamentares do COSEMS-PE.
O segundo dia teve como destaque o debate sobre os desafios da integração entre vigilância e atenção à saúde, com participação de especialistas como Guilherme Werneck (DAEVS/SVSA/MS), Nereu Manzano (CONASS), Alessandro Chagas (CONASEMS) e Jonas Cunha (ASNVS/Anvisa), sob coordenação de Vivian Siqueira Gonçalves (DAEVS/SVSA/MS).
“Saímos dessa oficina com a certeza de que a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas fortalecem a Vigilância em Saúde e contribuem para a construção coletiva da Política Nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente no SUS. Foi um momento potente de discussão e partilha, que reforça nossa paixão por uma saúde pública mais justa, equânime e integral no Brasil. O SUS é o maior sistema de saúde pública do mundo, é motivo de orgulho e é NOSSO!”, afirmou Dra. Zelma Pessoa, vice-presidente do COSEMS-PE e secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, durante o encerramento do segundo e último dia do evento, no qual participou da mesa ao lado de outros gestores.

Encerrando a programação, os grupos apresentaram os resultados das dinâmicas e propostas construídas durante a oficina, em plenária coordenada por Luiz Facchini (UFPel/RS), Jacqueline Mendes (Coordenadora da PNVS), representantes dos COSEMS dos três estados e das Secretarias Estaduais de Saúde de PB, PE e RN.
Também estiveram presentes representando o COSEMS-PE, Inês Costa, Camila Sihler e Sócrates Bezerra.