Nesta segunda-feira (1), o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, participou da mesa de abertura da Oficina de Trabalho – Avaliação Estratégica de Risco com foco em Chuvas Intensas, realizada no Hotel Onda Mar, em Boa Viagem, Recife. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, em parceria com o Governo do Estado e com facilitação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Representando o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), também estiveram presentes Inês Costa e Camila Sihler. A oficina apresentou os princípios e a metodologia STAR (Strategic Tool for Analysis of Risks), com o objetivo de promover sua aplicação em diversos níveis de governança. A programação contemplou uma série de atividades teóricas e práticas voltadas à análise de riscos associados a chuvas intensas, incluindo a caracterização de ameaças, avaliação da probabilidade e impacto, construção de matriz de risco e elaboração de plano de ação inicial.

A Ferramenta Estratégica para Avaliação de Riscos (STAR) é reconhecida como um instrumento essencial para apoiar a gestão multissetorial de riscos à saúde pública, sendo um dos pilares do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres. Sua abordagem visa fortalecer a preparação e a resposta a emergências por meio de avaliações baseadas em evidências, promovendo a colaboração de toda a sociedade em um processo inclusivo, contínuo e eficaz de gestão de riscos.

“Participar dessa oficina é reafirmar o compromisso do COSEMS-PE com a qualificação da gestão municipal e com o fortalecimento da integração entre os entes do SUS. Precisamos construir, juntos, estratégias eficazes para enfrentar eventos climáticos extremos e proteger a saúde das populações mais vulneráveis”, destacou Elídio Moura.

Para a integrante do núcleo do COSEMS-PE, Inês Costa, “a oficina representa uma estratégia fundamental para a construção de planos de contingência territorializados e intersetoriais. Poder participar das discussões e contribuir com propostas ao lado de diversos setores da SES, da Defesa Civil e de outras instituições foi essencial para fortalecer as ações voltadas à redução dos riscos de desastres. Pensar estrategicamente o antes, o durante e o depois de eventos climáticos extremos, como as chuvas intensas, é um passo decisivo para proteger vidas e territórios. Parabéns à SES/PE pela iniciativa”.

Ao participar da atividade, o COSEMS-PE reforça seu papel como articulador e defensor das políticas públicas de saúde nos municípios pernambucanos, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e emergências em saúde pública.