O presidente do COSEMS-PE, Artur Amorim, participou de uma importante reunião na sede do Conselho, localizada no Bairro da Boa Vista, em Recife, com a presença da diretoria executiva, integrantes do Núcleo e dos secretários de saúde da terceira e quarta macrorregião do estado. O encontro, híbrido, foi marcado pela discussão de temas cruciais para a gestão da saúde pública e pelo acolhimento dos novos secretários municipais de saúde, que compõem 38% das mudanças nas gestões municipais.

Artur Amorim compartilhou sua experiência recente em Brasília, onde participou de reuniões do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Entre os principais pontos abordados, destacou as negociações dos repasses pelo Ministério da Saúde, das cirurgias eletivas, e a nova Política de Atenção Básica e seu modelo de financiamento, apresentado por Felipe Proenço.

O presidente do COSEMS-PE recomendou que todos estudem atentamente a nova portaria, que busca simplificar os processos e melhorar a gestão da Atenção Básica. Também reforçou a importância de acompanhar o E-Gestor para atualizações e informações essenciais. Na ocasião, houve também uma reunião com o Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, sobre o Programa Mais Especialidades (PMAE). O COSEMS-PE segue monitorando e estudando de perto a implementação do programa, visando garantir sua eficácia nos municípios pernambucanos.

O vice-presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, deu continuidade às boas-vindas aos novos secretários e reforçou a importância de estreitar os vínculos com o Conselho para melhor suporte na gestão da saúde municipal. Ele também destacou a relevância das oficinas que serão realizadas no próximo encontro em Gravatá, nos dias 10 e 11 de fevereiro, incentivando a participação ativa de todos os gestores.

Durante a reunião, estiveram presentes ainda Dr. Edson, Dr. Humberto, Zelma Pessoa, Lisbeth Rosa, Lucinha Peixoto, Zefinha Almeida, Camila Sihler, Inês Eugênia e Ivanise Maria, entre outros participantes que contribuíram para as discussões.

Com um cenário desafiador, o COSEMS-PE segue acompanhando de perto as mudanças e oferecendo suporte aos gestores municipais para superar os obstáculos e garantir avanços na saúde pública de Pernambuco.